Além disso, a Seduc se empenhou em garantir que os Grêmios continuassem tendo eleições democráticas e transparentes, para que os estudantes pudessem escolher seus representantes de forma livre e consciente. A secretaria também tem incentivado a participação de pais, professores e funcionários nas atividades, para que a comunidade escolar, como um todo, se envolva nas decisões e ações dos estudantes.
Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Governo de Mato Grosso assegura aos estudantes espaços adequados e condições de funcionamento desse canal fundamental no processo de gestão democrática, onde os estudantes garantem a oportunidade de exercitar sua cidadania e contribuir na melhoria da educação. “Este protagonismo é fundamental, assim como o processo democrático pelo qual passaram para constituir os grêmios, discutindo as políticas internas da escola”, ressaltou.
Alan Porto, acrescenta que algumas novidades foram implantadas neste ano como, por exemplo, elevar o número de membros do grêmio de 8 para 14 estudantes. O mandato também passou de 1 para 2 anos. “Com essas iniciativas, fortalecemos os Grêmios Estudantis como espaços de participação e formação cidadã, contribuindo para a construção de uma escola ainda mais inclusiva”.
Para o secretário, a importância dos Grêmios na rede estadual de ensino é inegável, e o apoio da Seduc é fundamental para que essas organizações possam cumprir seu papel de representar os interesses dos estudantes e promover uma educação de qualidade para todos. “É um espaço de formação cidadã, onde os estudantes aprendem sobre democracia, participação política e liderança”, pontuou.
Os estudantes estão animados com as mudanças, como Mirian Flores Dias, 15 anos, da Escola Estadual Professora Marines Fátima de Sá Teixeira, em Alta Floresta. Ela disse que está animada com a mudança que o novo regimento dos grêmios trouxe. “Queremos com certeza cada vez mais representar melhor os estudantes”, disse.
Júlia Fortunato Gallis de Souza, 15 anos, presidente do Grêmio da Escola Estadual Nova Canaã, em Nova Canaã do Norte, também apreciou a mudança de tempo no mandato dos diretores de grêmios. “Essa ampliação do mandato foi eficaz, já que colabora com a direção na conclusão de projetos que precisam de um prazo mais longo para a sua execução”.
Já sobre a expectativa em relação ao encontro, ela disse que é alta e acredita ser uma grande oportunidade para os grêmios estudantis terem contato e troca de experiências com estudantes de todo os municípios. “As boas práticas devem ser compartilhadas. Vamos levar, certamente, o que temos feito de bom, na nossa escola”.
Daniele Cristine Souza Magalhães,18 anos, suplente de Comunicação do Grêmio, da Escola Estadual Leovegildo de Melo, em Cuiabá, destacou que a sua escola irá fazer uma programação de conscientização dos estudantes para conservação do patrimônio público. “Vamos lançar a campanha ‘Não quebre nada e não risque as paredes, pois a escola é sua segunda casa’. Uma experiência que pretendemos compartilhar com outros grêmios da rede estadual de ensino”.
GRÊMIOS
O Grêmio Estudantil é uma organização de representação estudantil que se apoia nos princípios democráticos onde os estudantes podem dialogar sobre seus interesses, propor ideias e estratégias visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, traz a possibilidade para o desenvolvimento do senso crítico, político, laico, participativo e para o reconhecimento e respeito à diversidade cultural.
Segundo a representante dos Grêmios da Seduc-MT, Marina Marques, o estudante no grêmio é o protagonista capaz de discutir e auxiliar na construção de ações e projetos que melhorem as interações estudantis. “Eles podem transformar a comunidade escolar para melhor, contribuindo com a Gestão Escolar.
Marina também destaca a figura do professor interlocutor, que apoia os estudantes na realização das ações. “Entre os profissionais que se propõem tornar interlocutor, os estudantes fazem a sua escolha por meio de votação. O candidato pode ser professor, gestor da escola, coordenador pedagógico, profissional readaptado, entre outros”, explica.
Atualmente, Mato Grosso conta com 487 grêmios implantados, 25 Grêmios em processo de implantação e 64 Grêmios em processo de recomposição. Objetivo é, até o final do mês de maio, estar com 551 grêmios implantados na rede estadual de ensino.