Durante os últimos meses, os alunos receberam instruções teóricas e práticas abrangendo diversas áreas de atuação dos bombeiros militares. Dentre elas, destacam-se salvamento terrestre, aquático e em altura, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios urbanos e florestais, atendimento a ocorrências com produtos perigosos e mergulho. Essa formação ampla e abrangente visa preparar os futuros soldados para enfrentar os desafios que encontrarão na carreira.
Os trabalhos apresentados pelos alunos foram realizados em grupos e abordaram diferentes temáticas relacionadas às áreas operacionais do CBMMT, além de temas específicos como tecnologia da informação, comunicação, saúde, educação e meio ambiente.
O comandante-geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges Ferreira, participou do encerramento das apresentações e destacou a importância deste período de um ano de formação e capacitação dos alunos, que devem compor as Unidades Bombeiro Militar (UBM’s) em todo o Estado.
“É fundamental estarmos presentes quando a sociedade mais precisa e oferecer serviços de alta qualidade. Para isso, é necessário contar com uma formação sólida e uma capacitação adequada. Investir em educação e aprimoramento profissional é essencial para desenvolver habilidades e conhecimentos. Quanto mais sólida for a formação, mais preparados estaremos para lidar com os desafios e demandas da sociedade”, pontuou o comandante.
O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMMT, coronel Josiel Borges da Silva, parabenizou os alunos e ressaltou que o evento não apenas marca o fim de uma jornada de ensino, mas também o início de uma carreira dedicada ao serviço público.
“Desejo a todos sucesso em suas carreiras e que possam continuar a servir e proteger a comunidade de forma exemplar. É gratificante ver indivíduos esforçados, dedicados e comprometidos com o serviço público e prontos para assumir responsabilidades em prol do povo”, disse o coronel.
Todos os Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados foram analisados pelo presidente da Comissão Avaliadora e mestre em Educação, coronel BM RR Wanderlei Bonotto Cante, que foi homenageado pela corporação por sua dedicação ao ensino.
Além dele, também fizeram parte das bancas avaliadoras os profissionais, militares e civis, indicados pelo Núcleo de Pesquisas Científicas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), entre professores, mestres e doutores.
Com a aprovação dos trabalhos e a conclusão desta etapa, os soldados agora aguardam para dar início aos cursos operacionais, que os capacitarão ainda mais para atuar nas mais diversas situações de emergência. Eles realizarão, a partir da próxima semana, os Cursos de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS), Estágio de Combate Ofensivo (ECO), Estágio de Ventilação Tática (EVT) e Curso de Capacitação de Socorristas (CCS).