Abel Ferreira e Léo Condé, campeões nacionais por Séries A e B
Créditos: Cesar Greco/Palmeiras e Victor Ferreira/EC Vitória
A rodada de abertura do Brasileirão Betano 2024 será encerrada neste domingo (14) com o confronto entre as equipes vencedoras das duas principais divisões nacionais. Campeão da Série B, o Vitória recebe o Palmeiras, campeão da Série A, às 18h30, no Barradão.
O diretor de Marketing da CBF, Lênin Franco, explicou que realizar uma partida entre os vencedores das duas principais divisões nacionais na primeira rodada da competição é uma iniciativa que a entidade vai adotar para as próximas temporadas.
“A ideia é que todo ano, na primeira rodada do Brasileirão, aconteça o jogo entre o campeão da Série A e o campeão da Série B. Esse ano, a gente tem Vitória e Palmeiras, com a estreia no Barradão. Coincidentemente são o campeão paulista e o campeão baiano. Vamos fazer uma série de ativações na abertura do jogo. A ideia é que se torne um padrão e que a gente vá melhorando a cada ano para que faça disso uma marca da CBF e da Betano”, explicou Lênin.
O Alviverde paulista começa competição com a atenção voltada à conquista do tricampeonato brasileiro, feito que não é alcançado desde a geração do São Paulo de 2006 a 2008. Já o Rubro-Negro baiano está de volta à elite do futebol brasileiro desde 2018 e busca estrear com o pé direito, em casa.
Vitória conquistou o Campeonato Baiano sobre o Bahia
Créditos: Victor Ferreira/EC Vitória
As duas equipes se mantiveram vitoriosas no início deste ano e conquistaram seus respectivos estaduais. O Vitória superou o rival, Bahia, com um roteiro de filme. Após sair perdendo no Barradão por 2 a 0 no primeiro tempo, o time de Léo Condé conseguiu a virada aos 53 minutos da etapa final e empatou em 1 a 1 na Arena Fonte Nova para levantar sua 30ª taça do Campeonato Baiano na Arena Fonte Nova.
O script do Palmeiras foi parecido. Derrotado na Vila Belmiro por 1 a 0, a equipe comandada por Abel Ferreira teve a força de sua torcida no Allianz Parque para superar o revés e ganhar por 2 a 0. Foi a primeira vez que o Alviverde venceu o Estadual em três edições consecutivas desde o tricampeonato de 1932-34, 90 anos depois. Com o título, Abel chegou à marca de dez conquistas com o Palmeiras.
Raphael Veiga foi um dos autores dos gols do Palmeiras diante do Santos, pela final do Paulistão
Créditos: Fabio Menotti/Palmeiras
Além da partida entre Palmeiras e Vitória, o domingo terá outros cinco jogos, sendo quatro às 16h e um às 17h. No mesmo horário, o Vasco recebe o Grêmio em São Januário, o Atlético-MG visita o Corinthians na Neo Química Arena, o Athletico-PR enfrenta o Cuiabá na Ligga Arena e o Atlético Goianiense briga pelos três pontos contra o Flamengo. no Serra Dourada.
Nesse sábado (13), o dia de abertura do Brasileirão Betano teve quatro confrontos. O Criciúma empatou com o Juventude, por 1 a 1, no Heriberto Hulse, na volta dos dois times à Série A. Renato Kayzer abriu o placar e marcou o primeiro gol da edição 2024 do Brasileirão. No segundo tempo, Jean Carlos empatou.
Já o Internacional venceu, de virada, o Bahia, por 2 a 1, no Beira-Rio. Os gols do colorado foram marcados por Wesley e Fernando. Biel abriu o placar em Porto Alegre.
Veja os primeiros resultados do Brasileirão Betano:
Sábado (13)
Criciúma 1 x 1 Juventude – 18h30 – Heriberto Hulse (SC)
Internacional 2 x 1 Bahia – 18h30 – Beira-Rio (RS)
São Paulo x Fortaleza – 21h – Morumbi (SP)
Fluminense x Red Bull Bragantino – 21h – Maracanã (RJ)
Confira os detalhes das próximas partidas:
Domingo (14)
Vasco x Grêmio – 16h – São Januário (RJ)
Corinthians x Atlético-MG – 16h – Neo Química Arena (SP)
Athletico-PR x Cuiabá – 16h – Ligga Arena (PR)
Atlético-GO x Flamengo – 16h – Serra Dourada (GO)
Cruzeiro x Botafogo – 17h – Mineirão (MG)
Vitória x Palmeiras – 18h30 – Barradão (BA)