Na manhã desta terça-feira (18), uma carreta com várias irregularidades mecânicas tombou no km 665 da BR-376, sentido sul, em Guaratuba (PR). O veículo transportava soja e a carga se espalhou pela pista, resultando na interdição total do tráfego por quase três horas. Felizmente, não houve vítimas.
Durante a fiscalização, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou graves falhas de segurança no conjunto veicular. O cavalo-trator estava sem dois pneus em um dos eixos e com um cuíca de freio isolada, o que sugere adiamento de manutenção para permitir a continuidade da circulação do veículo. Além disso, a carreta tinha pneus totalmente desgastados e foi encontrada uma modificação não autorizada conhecida como "fominha", que aumenta o risco ao transportar mais carga.
O cronotacógrafo do caminhão estava com a aferição vencida desde agosto de 2024, descumprindo a legislação que rege a jornada e o descanso de motoristas profissionais.
A PRF autuou mais de 3 mil veículos em mau estado de conservação somente em 2025 no Paraná, incluindo infrações relacionadas a pneus desgastados. Outros 1.450 veículos foram flagrados com problemas nos equipamentos obrigatórios, como o sistema de freio.
Diante das irregularidades, a carreta foi levada ao pátio da PRF e só será liberada após regularização, com multa no valor de 976 reais de acordo com o Código de Trânsito.
Em outubro de 2024, no mesmo local, uma carreta com problemas nos freios causou um acidente fatal, resultando na morte de nove pessoas, incluindo oito jovens remadores de Pelotas. O proprietário e motorista respondem na justiça por homicídio culposo. A velocidade máxima permitida na descida da serra sinuosa é de 60 km/h, visando evitar tombamentos e acidentes. O tombamento desta carreta ocorreu próximos a um radar fixo para fiscalização de velocidade.
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