Na manhã desta terça-feira (18), uma carreta com diversas irregularidades mecânicas tombou no km 665 da BR-376, sentido sul, em Guaratuba (PR). O veículo transportava soja, que se espalhou pela pista, levando à interdição total do tráfego por quase três horas, mas felizmente sem vítimas.
Durante a fiscalização, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou graves falhas de segurança no conjunto veicular. O cavalo-trator estava com dois pneus faltando em um dos eixos e com uma cuíca de freio isolada, possivelmente para adiar a manutenção e permitir ao veículo continuar circulando. Além disso, os pneus da carreta estavam completamente desgastados. Foi identificado também o uso não autorizado do "fominha", um dispositivo que aumenta a carga transportada, aumentando o risco.
O cronotacógrafo do caminhão estava com a aferição vencida desde agosto de 2024, desrespeitando a legislação que regula a jornada e o descanso de motoristas profissionais.
Em 2025, a PRF autuou mais de 3 mil veículos no Paraná por mau estado de conservação, incluindo pneus excessivamente desgastados. Outros 1.450 veículos foram flagrados com problemas nos equipamentos obrigatórios, como o sistema de freio.
Devido às irregularidades, a carreta foi removida ao pátio da PRF e só será liberada após regularização, com multa de 976 reais. Em outubro de 2024, no mesmo local, uma carreta com problemas nos freios causou um acidente fatal, levando à morte de nove pessoas, incluindo oito jovens remadores de Pelotas. O proprietário e o motorista estão sendo processados por homicídio culposo.
A velocidade máxima permitida no local, uma descida sinuosa de serra, é de 60 km/h para evitar tombamentos e acidentes. O tombamento ocorreu pouco antes de um radar fixo, instalado para fiscalizar a velocidade dos veículos.
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