A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o SAMU Metropolitano Recife realizaram, nesta quinta-feira (20 de fevereiro), às 8h30, um teste técnico para a ativação da Base Avançada no desfile do Galo da Madrugada. A ação aconteceu no espaço externo da Estação Central do Metrô, no bairro de São José, com o objetivo de preparar as equipes para o atendimento aeromédico durante a festividade.
O teste incluiu sobrevoos técnicos e treinamento de pouso e decolagem de emergência com a aeronave utilizada no transporte de vítimas graves. Essa operação será a base do serviço aeromédico que funcionará no dia 1º de março, quando o Galo da Madrugada toma as ruas do Recife com o maior bloco de carnaval do mundo. O principal objetivo do treinamento foi aprimorar os protocolos de resposta a emergências, garantindo a segurança e o atendimento rápido e especializado para os foliões e toda a população.
Durante o treinamento, houve também uma simulação de colisão entre um carro e um poste de energia com exposição de fiação, envolvendo a mobilização de duas equipes de motolância, uma Unidade de Suporte Básico (USB), um carro particular e equipe aeromédica. Essa ação contou com o apoio do corpo de bombeiros, CTTU, Neoenergia, PRF e SAMU. O teste seguiu protocolos rigorosos de comando, comunicação e controle, fatores fundamentais para garantir um atendimento ágil e eficiente em grandes emergências.
Este texto foi feito em parceria com a assessoria da Secretaria de Saúde do Recife.
Respostas (0 )