O senador Esperidião Amin (PP-SC) informou, em pronunciamento nesta terça-feira (30), que vai participar do evento de início da pesca artesanal da tainha, a ser realizado na praia do Campeche, em Florianópolis, nesta quarta-feira (1º).
— A pesca artesanal da tainha pode ser considerada, na sua versão tradicional, como a pesca mais ambientalmente sustentável do mundo, porque captura o peixe que está em trânsito, no esplendor da sua forma e do seu sabor. Nós estaremos lá para, mais uma vez, levar nossa palavra de incentivo ao pescador de modo geral — disse o parlamentar.
Ele lembrou que a atividade da pesca ocorre nas modalidades artesanal e industrial, e é muito desenvolvida em Santa Catarina, estado que estaria entre os maiores produtores do Brasil, com números que o levariam a ocupar o primeiro lugar no país.
Esperidião Amin também afirmou que a categoria dos pescadores não ficou satisfeita com a cota estabelecida pelo Ministério da Pesca e pelo Ministério do Meio Ambiente, que determinaram o limite de 586 toneladas para pesca artesanal e 480 toneladas para a pesca industrial.
— Como esse é um debate técnico, que leva em conta aspectos de sustentabilidade, não me cabe aqui reclamar do número, mas sim solicitar que, com esses cuidados todos que estão sendo tomados, nós tenhamos no ano que vem uma pesca mais generosa, ou seja, com uma cota que permita o sustento de mais pescadores artesanais e também da nossa pesca industrial.