Os trabalhos de organização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), evento a ser realizado em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025, serão tema de debate da Comissão de Meio Ambiente (CMA) em audiência pública interativa agendada para terça-feira (23), às 14h.
Foram convidados para o debate Liliam Beatris Chagas de Moura, diretora do Departamento de Clima do Ministério de Relações Exteriores; Ana Toni, secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente; e representantes da Casa Civil da Presidência da República, do governo do estado do Pará e da prefeitura de Belém.
A promoção da audiência atende a requerimento (REQ 5/2024 — CMA) do senador Beto Faro (PT-PA), que chama a atenção para a relevância do debate da COP 30 para o mundo e a necessidade de investimentos para aprimorar a adequação logística da cidade de Belém à realização de um “megaevento global”.
“Afinal, dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo afluirão à cidade que certamente os acolherá em padrões razoáveis de acomodação e mobilidade para o acompanhamento da COP 30. Portanto, quanto maior o engajamento em torno desse projeto, maiores as chances de um reconhecimento do Brasil, na esfera global, nas lutas pelo enfrentamento da crise climática”, acrescenta Beto Faro no requerimento.
A CMA é presidida pela senadora Leila Barros (PDT-DF).
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |