A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (7) proposta da Câmara dos Deputados que define o 21 de setembro como o Dia Nacional do Imigrante Grego no Brasil.
O texto recebeu parecer favorável do senador Wilder Morais (PL-GO) e, se não houver recurso para votação em Plenário, vai à sanção. O relatório foi lido na comissão pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
A data definida pelo PL 3.231/2023 refere-se à chegada do capitão Nicolau Savas, em 1883, trazendo os primeiros gregos ao Brasil e também à fundação da Coletividade Helênica de Santa Catarina, estado onde se fixaram. Para Wilder Morais, a proposta “é uma forma de honrar e reconhecer a valiosa contribuição da comunidade grega para a construção da nossa sociedade”.
Presidente da CE, o senador Flávio Arns (PSB-PR) disse que a comunidade grega no Paraná é muito ativa. O parlamentar afirmou ainda que a proposta o faz lembrar-se de seu pai, que foi professor de língua e literatura grega.
Audiência pública
A CE aprovou requerimento do senador Izalci Lucas (PL-DF) para audiência pública voltada a instruir o PL 5.950/2023, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394, de 1996), para incluir educação e administração financeira nos currículos da educação básica.