A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove audiência pública, na segunda-feira (13), sobre o Dia Nacional da Trabalhadora e do Trabalhador da Cultura. O debate, marcado para as 9h, será transmitido ao vivo e aberto à participação dos interessados por meio do portal e-Cidadania, na internet.
A reunião interativa foi requerida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), por entender que a data de celebração e comemoração, é também um momento de reflexão. O senador afirma que um dos objetivos da data é ouvir, dialogar, apontar e construir propostas que atendam às demandas dos segmentos e setores de trabalhadores da cultura.
Paim destaca a importância do debate, a partir de dados do Itaú Cultural de 2023, que revelam que a economia da cultura e das indústrias criativas correspondem a 3,11% do PIB do país e empregam mais de 7,5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Entretanto, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no primeiro ano de pandemia de Covid-19, em 2020, o setor sofreu uma redução de quase 900 mil vagas.
Convidados
Já confirmados para o debate estão a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica, Sônia Teresa Santana; o consultor do Ipea, Frederico Augusto Barbosa; a coordenadora da articulação nacional de trabalhadores em eventos, Alexandra Ferreira Gonçalves; e o diretor de políticas para os trabalhadores da cultura do Ministério da Cultura, Deryk Vieira Santana.
Os convidados, Carlos Eduardo Fabio, secretário de Cultura da Central Única dos Trabalhadores, e Henilton Parente de Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, representante do Ministério da Cultura, confirmaram participação por videoconferência. Também deve participar um representante do SindiEventos da Bahia.
Por Paloma Araujo, com supervisão de Paola Lima
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |