A proposta que inclui administração financeira nos currículos da rede de ensino do país (PL 5.950/2023) é tema de audiência pública da Comissão de Educação (CE) agendada para terça-feira (14) às 14h.
O projeto, que tramita na CE em decisão terminativa, tem como objetivo modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394 de 1996) para incluir a educação financeira como tema transversal nos currículos da educação básica. O autor do PL 5.950, senador Izalci Lucas (PL-DF), argumenta que dessa forma “combateremos a falta de conhecimento e o endividamento, evitando que muitas pessoas enfrentem dificuldades financeiras simplesmente por não terem recebido uma educação adequada sobre o assunto”.
Izalci também é o autor do requerimento de realização da audiência (REQ 34/2024 — CE). Deverão comparecer ao evento Catarina Guerra, deputada estadual de Roraima; Luiz Gustavo Mendes, diretor do Colégio Marista João Paulo II; Maria Zeneide do Nascimento Santana, professora da Escola Classe Sonhem de Cima; Fabio Iglesias, professor da Universidade de Brasília (UnB); Duda Scartezini, diretor da Impact Hub Brasília; Carolina Simões Lopes Ligocki, fundadora da Oficina das Finanças; e Cintia Cristina Bagatin Lapa, diretora adjunta educacional da FTD Educação.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |