Na noite desta quarta-feira (5), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de 48,41 m³ de madeira ilegal na cidade de Araguaína, Tocantins. A ação ocorreu durante uma fiscalização no km 160 da BR-153, quando os policiais deram ordem de parada a um veículo de carga SCANIA, conduzido por um homem de 41 anos.
Durante a abordagem, foram solicitados os documentos obrigatórios da carga, que incluíam uma nota fiscal e uma Guia Florestal referente aos 48,41 m³ de madeira nativa da espécie Vouacapoua americana, conhecida como "acapu". Ao consultar a legislação ambiental, os policiais constataram que a espécie estava classificada como "Em Perigo (EN)" de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o que impede a coleta, corte, transporte e comercialização dessas árvores.
Diante disso, foi constatada a ocorrência de transporte, aquisição e venda de madeira sem licença válida. O veículo e a carga foram apreendidos e ficaram sob responsabilidade das autoridades competentes para as medidas necessárias.
Respostas (0 )