Esse sistema de reconhecimento facial está conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que emite um alerta quando um foragido da Justiça passa pelas câmeras de videomonitoramento. A Central de Monitoramento, então, faz uma série de conferências manuais verificando os bancos de dados da Polícia Judiciária Civil e do Banco Nacional de Mandados de Prisão para evitar “falsos positivos”.
Somente após todas verificações, o Ciosp aciona o 10º Batalhão da Polícia Militar, anexo à Arena Pantanal, que faz a abordagem ao foragido da Justiça e o conduz para a Delegacia de Polícia Civil para as providências necessárias.
O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana explica que a tecnologia está em fase de testes há cerca de três meses, apresentando resultados positivos.
“Iniciamos as tratativas com a Coordenadoria de Tecnologia da Polícia Civil e a empresa FacePass, através de um investimento do Cuiabá Esporte Clube, em novembro de 2023, e há cerca de três meses, começamos oficialmente a fazer os testes. A Arena Pantanal é um local com grande movimentação de pessoas e já foram quatro foragidos da Justiça presos através desta tecnologia”, conta.
A prisão mais recente resultado do reconhecimento facial, ocorreu na partida de futebol entre o Cuiabá e Vitória, no dia 5 deste mês. Uma jovem de 23 anos, com mandado de prisão decretado pela Comarca de Ponta Porã (MS) por tráfico de drogas, foi identificada pela tecnologia. Após a confirmação do mandado feita pela Central de Monitoramento do Ciosp, policiais militares foram até a arquibancada e efetuaram a prisão da mulher.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri destaca que o objetivo é expandir o sistema de reconhecimento facial por meio das câmeras do Vigia Mais MT para todo Mato Grosso, seguindo a determinação do governador Mauro Mendes.
“O Governo do Estado investe pesado no combate à criminalidade e o programa Vigia Mais MT é um exemplo disso. Serão instaladas 15 mil câmeras, o software e o armazenamento das imagens que somam um investimento de R$ 30 milhões, para criar uma verdadeira muralha digital. A tecnologia é uma grande aliada da força humana e unimos essas duas ferramentas em prol da segurança da população mato-grossense”.
Vigia Mais MT
O Governo do Estado está equipando os 142 municípios de Mato Grosso com 15 mil câmeras de videomonitoramento com objetivo de fortalecer as ações de segurança e reduzir os índices criminais. Sem nenhum custo, a Sesp concede câmeras de três modelos e cabe ao parceiro (prefeitura ou ente privado) arcar com custos da instalação, internet e manutenção.
A partir da integração com a Segurança Pública, as imagens captadas são compartilhadas, em tempo real, nas telas do Ciosp e em celulares funcionais dos policiais locais e outras pessoas autorizadas.