As finalistas foram encaminhadas à banca examinadora do Senado Federal, sem classificação entre elas, para a etapa final, com a divulgação da classificação prevista para ser publicada entre os dias 6 e 21 de junho, no site do programa. O tema foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
Dos três classificados nesta etapa estadual, um terá a redação escolhida na final e participará com outros representantes dos demais estados e do Distrito Federal de eventos oficiais do Senado, em Brasília (DF), durante cinco dias no mês de agosto.
O objetivo do evento é levar o jovem a refletir sobre a celebração do bicentenário da instituição e a importância da democracia no país.
O estudante selecionado, juntamente com o professor orientador, terá as suas despesas da viagem com passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte custeados pelo Senado Federal.
Histórico
Desde as primeiras fases do programa, participaram 6.613 estudantes do ensino médio regular, de tempo parcial e integral, das modalidades campo/quilombola, indígena, Educação de Jovens e Adultos e ensino técnico (EJA), com até 19 anos completos até o dia 31 de dezembro deste ano.
A ação envolveu 819 turmas de estudantes com adesão de 279 professores de 237 escolas distribuídas nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).