“Discutimos as necessidades das instituições integrantes, considerando os três eixos fundamentais nos quais a Rede de Parcerias atua. Definimos as principais ações a serem realizadas em 2024, visando fortalecer a Rede no estado e melhorar a gestão e a governança pública”, explicou o coordenador da Rede de Parcerias em Mato Grosso e servidor da Sefaz, Vanderson Ferreira.
As ações foram elencadas considerando os três eixos da Rede de Parceiras: Melhoria da Gestão, Capacitação e Comunicação e Transparência. Dentre elas, destacam-se a capacitação das pessoas que atuam com a captação de recursos federais e reuniões de alinhamento para a construção colaborativa de boas práticas e melhorias da gestão pública.
Durante a reunião, foram detalhados ainda os processos de adesão das instituições à Rede de Parcerias, bem como a forma de transferências de recursos da União para estados, municípios, Distrito Federal e organizações da sociedade civil.
Esta foi a primeira reunião da Rede no âmbito estadual e contou com representantes da Secretaria de Estado de Fazenda, Prefeitura Municipal de Cuiabá e do Ministério Público Estadual. Na oportunidade, o Ministério Público colocou-se à disposição para contribuir, disponibilizando a estrutura física para realização das reuniões. A prefeitura de Cuiabá também se colocou à disposição para ceder auditório para capacitações, com possibilidade de gravação e transmissão.
Em Mato Grosso, além da Sefaz MT, fazem parte da Rede de Parcerias a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23), o Ministério Público (MPMT), a Prefeitura de Cuiabá, bem como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal (CEF).