A FEAFTUR 2024 é realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), do Governo de Mato Grosso e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Produzidos exclusivamente por agricultores familiares, esses cafés 100% robusta são originários de oito municípios distintos: Paranaíta, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Cotriguaçu, Juruena, Sinop e Colniza, representando a ampla variedade e o potencial agrícola do Estado.
Estarão disponíveis para apreciação os seguintes cafés:
– Café Nortão – Paranaíta
– Café Nosso Sítio – Alta Floresta
– Café Vovó Quita – Alta Floresta
– Café Campanucci – Nova Monte Verde
– Café Mato Grosso – Nova Bandeirantes
– Café Cereja Negra – Nova Bandeirantes
– Café Muller – Nova Bandeirantes
– Café do Dinho – Nova Bandeirantes
– Café Birck – Cotriguaçu
– Café Três Poderes – Cotriguaçu
– Café Lira – Juruena
– Café Dom Antônio – Sinop
– Café Sopeletto – Alta Floresta
– Café Rocha – Colniza
– Café Solo – Sinop
“Mato Grosso tem avançado tanto em produtividade quanto em qualidade do café, e isso se deve aos investimentos que o governo tem feito, tanto em pesquisa pela Empaer, quanto em entregas diretas de equipamentos e mudas aos produtores”, destacou o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.
Além dos Cafés Raízes Mato-Grossenses, os visitantes poderão explorar uma série de produtos da agricultura familiar, incluindo queijos, remédios naturais, banana, cosméticos naturais, mel, mudas de pequi, temperos naturais e artesanatos tradicionais.
A FEAFTUR acontecerá de 30 de maio a 2 de junho, como parte da FIT Pantanal, promovida pelo Governo de Mato Grosso e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Com o tema “Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro & Negócios”, o evento busca fortalecer o turismo na interface entre campo e cidade.
Nos dias 30 e 31, a feira será aberta ao público às 17h, e nos dias 1º e 2 de junho, às 16h.