A Polícia Civil de Mato Grosso inaugurou na tarde desta quinta-feira (02.05), a nova Delegacia de Porto Esperidião (326 km a oeste de Cuiabá). A unidade policial passa a funcionar em um imóvel localizado na região central da cidade, com instalações apropriadas para melhor atendimento ao cidadão, e oferecer aos servidores ambiente de trabalho adequado.
As tratativas de mudança do prédio da Delegacia de Porto Esperidião iniciaram em março de 2023, sendo o projeto inserido no programa de reformulação ampla, elaborado pela Delegacia Regional de Cáceres.
A antiga unidade policial funciona em um imóvel que não mais atendia às demandas da instituição e da população, havendo a necessidade imediata de mudança, pois as condições estruturais eram precárias.
Com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Esperidião foi possível fazer a locação do prédio novo, através do Termo de Cooperação firmado com a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Outra importância parceria foi realizada com o Ministério Público Estadual, que disponibilizou recurso de R$ 50 mil para a instalação de equipamentos de segurança e da identidade visual patronizada da instituição.
Durante a inauguração, o delegado de Porto Esperidião, Fabrício Garcia, falou da importância da nova estrutura que está diretamente ligada ao fortalecimento do combate ao crime na fronteira oeste de Mato Grosso, possibilitando melhores condições de trabalho aos policiais e prestação de serviço público de excelência à população.
“Em apenas dois anos de carreira, essa é a segunda Delegacia de Polícia que tenho a sorte e a honra de inaugurar, ambas por meio de parcerias, demonstrando a confiança dos diferentes segmentos na Polícia Civil. A primeira foi em novembro de 2023, em Araputanga, e agora com grande alegria e satisfação participo da entrega da nova delegacia de Porto Esperidião”, disse Fabrício Garcia.
Novas Estruturas
A nova Delegacia de Porto Esperidião conta com uma das melhores estruturas do Estado, com visual moderno e amplo espaço. Todos os ambientes são climatizados, com recepção informatizada para direcionamento do atendimento, sala de espera com assentos confortáveis, sala de boletins de ocorrência reservada, conferindo privacidade ao público, além da acessibilidade na entrada e nos sanitários.
O local possui gabinete para o delegado, quatro cartórios, cozinha e alojamento. O núcleo de investigações foi estruturado no maior espaço do prédio, visando comportar a integração e troca de informações da equipe.
Também foram construídos uma sala-cofre com diversos elementos de segurança, um módulo de celas atendendo todos os parâmetros normativos atuais, composto por um corredor isolado e protegido com grades, onde os presos são revistados e fotografados para o sistema de reconhecimento facial que contará com sistema de gravação em vídeo.
O prédio também possui amplo espaço para estacionamento de viaturas, com portão eletrônico, além de um pátio para apreensão de veículos.
Serviços à população
A unidade policial atende as cidades de Porto Esperidião e Glória d´Oeste, além de comunidades rurais diversas, como Vila Picada e Vila Cardoso, as mais próximas da fronteira com a Bolívia.
Mesmo focada na mudança de sede, a Delegacia de Porto Esperidião continuou atuando de forma empenhada na principal atribuição da Polícia Civil, que é a investigação criminal.
Em 2023, foi deflagrada a Operação Dívida Espúria, que culminou com a prisão de diversos membros de uma facção criminosa, além de outras ações e diversos procedimentos concluídos com autoria identificada.
Já no ano de 2024, a nova estrutura trouxe resultados operacionais imediatos, com a elucidação rápida de três homicídios de repercussão, resultando na prisão de vários criminosos faccionados.
Solenidade de inauguração
Também estiveram presentes no evento, o diretor de Interior da Polícia Civil, Walfrido Franklin do Nascimento, a diretora de Execução Estratégica da Polícia Civil, Ana Paula de Faria Campos, promotor de Justiça, Pedro Facundo Bezerra; prefeito de Porto Esperidião, Martins Dias de Oliveira, comandantes da Polícia Militar, delegados, escrivães e investigadores da região, entre outras autoridades e convidados.