Os cursos oferecidos são de agente cultural, administrador de empreendimentos florestais de base comunitária; agente de gestão de resíduos sólidos; operador de processos de produção de carnes e derivados; operador de processamento de frutas e hortaliças; produtor de embutidos e defumados; fruticultor e produtor de licores.
As capacitações serão realizadas de forma presencial nos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Barão de Melgaço e Nossa Senhora do Livramento. As aulas serão iniciadas a partir do dia 5 de agosto.
As convocações para matrículas serão realizadas após a divulgação do resultado preliminar na próxima segunda-feira (22) e do resultado final no dia 24 de julho, respeitando rigorosamente as datas e os horários, conforme descrito no edital.
Para o coordenador adjunto Pedagógico do Pronatec, Mateus Rocha, esses cursos serão essenciais para capacitar uma nova geração de profissionais especializados em práticas sustentáveis e inovação tecnológica.
“Esta formação irá criar novas oportunidades de emprego e renda, que vão ajudar a promover o empreendedorismo sustentável, o fortalecimento da economia local e uma melhoria da qualidade de vida dessas comunidades”, explica Mateus.
A bioeconomia se baseia na utilização de recursos biológicos renováveis, oferecendo uma alternativa viável e sustentável para o desenvolvimento econômico, reduzindo a dependência de recursos não-renováveis e os impactos ambientais.
*Supervisão de Cayron Fraga