O professor Douglas Remonatto, graduado em filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso e mestrando em filosofia pela mesma instituição, proferiu a palestra “Ética em Ação: Servidores na Trilha da Integridade”.
Durante sua explanação, Douglas falou sobre a importância de debater a Ética e Integridade e trouxe exemplos práticos de dentro do serviço público. Foram abordados conceitos básicos sobre integridade, ética, moral, etiqueta e ética no trabalho, a exploração de situações-limite e reflexões sobre a crise moral na sociedade atual.
Representando a Sinfra-MT, a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Fernanda Moreira, falou sobre a adesão da Sinfra ao Programa de Integridade. Nesta semana foram publicadas duas portarias, uma instituindo o Grupo de Gestão de Riscos da Pasta, e outra designando uma Agente de Integridade.
O grupo será responsável por identificar, analisar e avaliar os riscos de integridade dentro da secretaria, assim como desenvolver as medidas de tratamento. Serão definidos os riscos a serem priorizados e elaborados planos de ação.
Já o Agente de Integridade coordena o Programa de Integridade dentro da Sinfra e orienta os servidores com relação aos temas do programa.
O programa desenvolvido pela CGE congrega uma série de medidas institucionais que visam a prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, fazendo com que a administração pública estadual não se desvie do seu objetivo de entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.
O auditor Rodrigo Amorim também falou sobre o programa antes da abertura da palestra.