O evento ocorrerá de 17 a 20 de abril, no Centro de Convenções George R. Brown.
A equipe, formada por alunos das Escolas Estaduais Nilza de Oliveira Pipino, Edeli Montavani, João Olímpio Pissinati Guerra e Enio Pipino, localizadas em Sinop, vai competir na modalidade First Robotics Competition (FRC), considerada a mais avançada na disputa entre robôs de porte industrial construídos por estudantes de Ensino Médio. As máquinas chegam a pesar 56 kg, têm 1,2 metro de altura e são projetadas para realizarem tarefas em uma arena, como jogar objetos em um alvo.
Os estudantes conquistaram o passaporte para a competição nos EUA por terem sido vencedores na etapa nacional no Torneio Sesi de Robótica, realizado na primeira semana de março, em Brasília (DF). São jovens que fazem parte de um grupo de 13.265 estudantes que cursam Habilitação Técnica de Nível Médio, o itinerário V do novo Ensino Médio, em parceria com o Senai, em 36 municípios.
Ana Vitória dos Santos Monteiro, 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Olimpio João Pissinati Guerra, é também aluna do curso Técnico em Automação Industrial, realizado por meio de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Ela se considera vencedora em tudo o que faz e está confiante no desempenho da sua equipe e do Coqueirinho 2.0, nome dado ao robô que a equipe construiu para competir na modalidade FRC.
“Já somos vencedores, mas o lado positivo desta jornada de competição é o benefício de trabalharmos em equipe. Outro ponto é que, desde o início, as matérias repassadas no curso técnico e também na nossa escola João Pissinati, ajudaram muito nesta trajetória, como matemática, física, inglês, automação, programação, informática, e outras disciplinas que também agregaram muito na minha preparação”, disse Ana.
Nicolas Nathã Pires da Silva, 16 anos, cursa o 2º ano na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, e também faz o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema, no Senai.
“Vejo que a educação uniu a teoria à prática. Sinto orgulho de estar na rede estadual e também no Senai, que me proporcionou fazer parte da equipe Canintech e fazer essa viagem ao Estados Unidos. Só tenho a agradecer e me esforçar para voltarmos como campeões”, ponderou.
Foto: Assessoria