O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou em abril os cursos de Atualização de Agente de Trânsito e de Direção Defensiva pela Escola Pública de Trânsito. Ministrados à distância pela Escola Pública de Trânsito, por meio da modalidade EaD, os cursos contribuem para a promoção da segurança viária.
O Curso de Atualização de Agente de Trânsito, com carga horária de 32 horas/aula e oferecido pela Escola Pública de Trânsito em colaboração com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM/MT), aconteceu de 1º a 30 de abril. O objetivo do curso é atualizar a formação dos agentes de segurança viária para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento.
Essa foi a primeira turma de servidores neste ano. No total, o curso teve 210 participantes, entre policiais militares, servidores do Detran-MT e dos órgãos e entidades municipais de trânsito.
No total, seis turmas deste curso serão realizadas em 2024. A segunda está prevista para o mês de junho, entre os dias 03 a 28, com a disponibilização de 400 vagas, das quais 50 serão destinadas à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora / Minas Gerais, para atualização dos agentes municipais de trânsito.
Também no mês de abril, foram concluídas as atividades da primeira turma do Curso de Direção Defensiva, que teve carga horária de 16 horas/aula. O curso é direcionado para condutores habilitados, com o objetivo de oportunizar aos alunos reflexões sobre a prática vivenciada no trânsito a fim de adotarem comportamentos seguros e responsáveis, a partir dos princípios da direção defensiva, de modo a contribuir para a promoção do trânsito seguro.
Oferecido para os servidores públicos com autorização para a condução de veículos oficiais, o curso disponibilizou um módulo extra, com carga horária de quatro horas-aula, no qual foram tratados assuntos específicos, como: deveres e responsabilidades do servidor público; ética funcional do servidor público do Estado de Mato Grosso; condução de veículos oficiais.
Esta primeira turma do Curso de Direção Defensiva certificou 98 condutores. Foi composta por 57,1% de servidores públicos, integrantes de diferentes instituições (Casa Civil, INDEA, DETRAN, SEMA, TCE, SESP, Polícia Militar, Gabinete Militar – Casa Militar, Polícia Judiciária Civil, SEDUC, Ministério Público, Polícia Penal, Guarda Municipal de Várzea Grande, Prefeitura Municipal de Campo Verde, Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, Prefeitura Municipal de Votuporanga / SP) e 42,9% de condutores oriundos de diferentes segmentos (autônomos, SAMU, colaboradores de empresas, motoristas de aplicativos de transporte, donas de casa, entre outros).