De janeiro a junho foram ofertados cursos estrategicamente planejados para atender as demandas específicas de diversos públicos, assegurando uma abordagem abrangente e especializada, compreendendo os cursos de Formação de Agente de Trânsito, Atualização de Agente de Trânsito, Direção Defensiva e Auditoria Documental em Processos de Credenciados.
O corpo discente dos cursos foi formado por servidores do Detran-MT, policiais militares, servidores públicos estaduais e municipais e sociedade em geral. Excepcionalmente, foram atendidos servidores da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Os cursos de formação e capacitação dos policiais militares ocorreram em colaboração com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP). Essa parceria, além da atualização da formação dos policiais em atividade nas ações de fiscalização viária, viabilizou, de forma inédita, a formação dos policiais militares como agentes de trânsito ainda durante o estágio de preparação para o ingresso na carreira.
Os eventos realizados no primeiro semestre do ano foram promovidos pelo Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN-MT) e pela Diretoria de Fiscalização e Educação para o Trânsito, com o suporte da Escola Pública de Trânsito, sendo, respectivamente, o VI Encontro dos Órgãos e Entidades de Trânsito de Mato Grosso e o I Encontro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
“Foi um semestre letivo bastante intenso na Escola Pública de Trânsito, com a oferta de cursos variados e o suporte à realização de eventos significativos para a segurança viária do Estado”, destacou a coordenadora Renata Freitas.
Os 1.703 certificados expedidos na área da segurança viária somam o total de 132.576 horas de capacitação.
“Estamos investindo nas capacitações, formações, que refletem diretamente na melhoria da qualidade do atendimento prestado ao cidadão e também na construção de um trânsito mais seguro a todos”, ressaltou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.