Além de feira gastronômica com comidas e bebidas tendo a rapadura e o caldo de cana como ingredientes principais, haverá almoço regional com comidas típicas e feira de artesanato. O evento também contará com apresentações de siriri e outras atrações artísticas, como os humoristas Cumpadre Mané e Nhá Bastiana e a dupla Nico e Lau.
A programação do evento ainda conta com o lançamento do livro “Preservando Saberes e Memória do Lugar: Comunidade Campo Alegre de Baixo”.
De acordo com a coordenadora do projeto, Zuleika Arruda, o Festival busca preservar o saber/fazer da rapadura e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. “Destacamos a relevância deste evento para o município, uma vez que promove a valorização e preservação da cultura local, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da comunidade de Campo Alegre de Baixo”, explica Zuleika.
O I Festival de Rapadura apresenta também aos visitantes o Centro de Memória da Rapadura, um espaço destinado à preservação da cultura local. Construído com o método de pau-a-pique (taipa) para mostrar a habitação típica da região rural do Valei do Rio Cuiabá, o Centro guarda artefatos e fotografias sobre o cotidiano e a memória coletiva da comunidade, bem como produtos e utensílios utilizados no processo produtivo tradicional da rapadura.
Serviço
1º Festival de Rapadura – Descobrindo Sabores e Saberes
Quando: sábado (29.06), das 8h às 17h
Local: Comunidade Campo Alegre de Baixo, em Nossa Senhora de Livramento
Como chegar: veja aqui