O evento, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, faz parte do Projeto Capacitar para Salvar, que tem como objetivo preparar os trabalhadores da área da educação sobre como prestar assistência para os alunos em casos de emergências.
O treinamento abordou a aplicação prática e teórica da Lei Lucas, sancionada em 2018, que determina que escolas de educação infantil e fundamental, tanto públicas quanto privadas, devem oferecer cursos de primeiros socorros para seus educadores. A Lei homenageia o garoto Lucas Begalli Zamora, que faleceu aos 10 anos após se engasgar com um pedaço de salsicha durante um passeio escolar.
De acordo com o comandante da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) de Primavera do Leste, major Bruno Iop, essa capacitação é de extrema importância, pois os educadores geralmente são os primeiros a presenciar emergências que acontecem dentro das escolas.
“Ter o treinamento adequado permite que esses profissionais administrem os primeiros socorros de maneira rápida e eficaz, o que pode ser crucial para salvar vidas antes da chegada dos serviços especializados, principalmente, ao estabilizar as crianças até a chegada de profissionais de saúde, reduzindo o risco de complicações e melhorando as chances de recuperação. Além disso, saber que os professores estão prontos para agir em situações de emergências tranquiliza a comunidade escolar e fortalece a sensação de segurança”, afirma o comandante.
No total, 120 professores da Educação Infantil participaram do Projeto de capacitação.