A cerimônia de abertura em Santo Antônio de Leverger aconteceu nesta quinta-feira (04.07), no auditório da Secretaria de Assistência Social do município. Já em Barão de Melgaço, o evento foi realizado na quarta-feira (03.07), no Centro Cultural da cidade. Autoridades locais, representantes do CBMMT e membros da comunidade participaram dos atos.
O comandante-geral do CBMMT, coronel Flávio Glêdson, destacou que esses programas fazem parte do compromisso do Corpo de Bombeiros em transformar vidas e inspirar a cidadania.
“Além de prestar serviços de emergência, buscamos inspirar vocações, desenvolver habilidades socioemocionais e cultivar valores como responsabilidade social”, afirmou o comandante-geral.
O coordenador de Articulação e Integração Comunitária do CBMMT, capitão Josuel Vieira, ressaltou a importância de proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para crianças e adolescentes.
“Essas iniciativas contribuem não apenas para a formação individual dos jovens, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente”, disse o capitão.
Bombeiros do Futuro
O projeto Bombeiros do Futuro teve início em 1999 como Bombeiro-Mirim e passou por uma reformulação em 2006. Ele oferece um curso gratuito nas Unidades de Bombeiros Militares (UBMs) ou em outras unidades públicas. O objetivo do projeto é selecionar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, residentes em áreas com alto índice de criminalidade ou outros fatores de risco.
O curso abrange disciplinas como história do bombeiro, noções de salvamento, primeiros socorros e educação ambiental. Além disso, o programa visa desenvolver habilidades socioemocionais valiosas em diversas áreas.
Karabom
Por sua vez, o projeto de Karabom foi concebido pelo 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em 1999, em Rondonópolis-MT. Seu objetivo é incentivar o aperfeiçoamento pessoal por meio da prática consciente de atividade esportiva.
O projeto busca desenvolver habilidades técnicas e recreativas no aprendizado do Karatê, estimular o interesse pela escola, promover o convívio familiar e desenvolver o espírito de cooperação. Além disso, visa formar o hábito da prática esportiva.