O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) ministrou uma palestra sobre noções básicas de combate a incêndios e primeiros socorros para 94 servidores da educação Estadual de Várzea Grande, nesta quarta-feira (17.07).
O evento, que contou com parceria da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), foi realizado na Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, e abordou a aplicação prática e teórica da Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação de professores e funcionários de escolas de educação infantil e fundamental em Primeiros Socorros.
Durante a palestra, os bombeiros militares orientaram a maneira correta de realizar a desobstrução de vias aéreas, e de como agir em casos de mal súbito ou desmaios.
Na ocasião, os servidores também receberam orientação de como identificar e utilizar corretamente o extintor de incêndios no ambiente escolar.
Lei Lucas
Sancionada em 2018, a lei determina que escolas públicas e privadas de educação infantil e fundamental ofereçam cursos de primeiros socorros para seus educadores.
Essa lei foi criada em memória de Lucas Begalli Zamora, que faleceu aos 10 anos após se engasgar durante um passeio escolar. O objetivo é garantir que os profissionais estejam preparados para agir rapidamente em situações de emergência médica com os alunos, evitando tragédias similares.