Raphael venceu as lutas contra o Chile, Barbados e Peru, todas com o placar de 8 a 0 demonstrando superioridade técnica em relação aos demais. Na quarta e última disputa, o esportista acabou perdendo para um americano.
“Primeiramente queria agradecer a Deus que me permitiu chegar até aqui e dar o meu máximo. Essa medalha não é só minha, mas de todas as pessoas que estão comigo realizando esse sonho. Peço desculpas por não ter conseguido chegar no objetivo final, que era a medalha de ouro, mas nem sempre ganhamos e é isso que nos torna fortes para seguir trabalhando. Tenho certeza que um dia chegarei ao topo”, afirmou o atleta.
Acompanhando Raphael e a seleção brasileira, esteve a técnica mato-grossense Luiza Fernandes convocada para a competição. Ela também recebe apoio financeiro do Governo do Estado através do bolsa técnico do projeto Olimpus.
“Foi uma honra representar o nosso país e Estado nessa missão. Com esse resultado Raphael ficou classificado para o Campeonato Mundial U-17 que será realizado na Jordânia em agosto. Vamos juntos em busca de mais grandes conquistas”, ressaltou Luzia.
Segundo o secretário da Secel, David Moura, a conquista reforça a importância do investimento em programas de apoio ao esporte como uma estratégia eficaz para o desenvolvimento do alto rendimento no Estado.
“Essa medalha é mais uma demonstração da dedicação dos atletas que temos hoje atendidos pelo Olimpus, aliada ao apoio do Governo do Estado e ao trabalho dos nossos treinadores. Tudo isso reflete no alto desempenho em competições nacionais e internacionais, e também na capacidade de superação que o esporte vem desenvolvendo em Mato Grosso. Enfim, nossos sinceros parabéns ao Raphael e a Luzia que são dois gigantes no wrestling!”, finalizou.