A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará realizou uma série de prisões que resultaram na recuperação de três veículos clonados em diferentes localidades. A primeira ocorrência, foi na sexta (30), por volta das 13h, em uma ação conjunta entre a PRF e a Polícia Militar do Ceará que resultou na apreensão de um veículo clonado no bairro Parangaba, em Fortaleza. O veículo, uma Ford EcoSport vermelha, chamou a atenção dos policiais na Avenida Osório de Paiva. O carro estava clonado em um veículo de Fortaleza, o que levou a multas indevidas para a proprietária do carro original.
Após a abordagem, a equipe constatou sinais de adulteração e clonagem no veículo. Através de uma minuciosa vistoria, os policiais identificaram o veículo original, registrado em Barreira-CE, e que possuía uma restrição judicial, motivo que levou à clonagem para ocultar essa restrição. O condutor, um homem de 37 anos, afirmou ter adquirido o veículo por meio de uma troca, mas não forneceu detalhes adicionais. Ele foi detido e encaminhado, junto com o veículo, para a Delegacia do 19º Distrito Policial, no Conjunto Esperança.
Ainda na sexta-feira (30), na segunda ocorrência, por volta das 16h, a PRF recuperou uma motocicleta adulterada, clonada e furtada durante uma fiscalização na BR-116, em Itaitinga. A moto, uma Yamaha Fazer, foi roubada em março de 2023 no bairro Passaré, em Fortaleza. Durante a abordagem, a equipe detectou indícios de clonagem e, após uma vistoria detalhada, confirmou que a moto era o veículo furtado.
O atual possuidor da motocicleta, um microempresário de 44 anos, relatou que a adquiriu através de um anúncio em uma rede social por um valor bem abaixo do mercado, cerca de R$ 6.500. Ele foi detido e levado para a Delegacia do 30º Distrito Policial para responder pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador veicular. A motocicleta será periciada e, posteriormente, restituída ao proprietário original.
Na terceira ocorrência, no sábado (31), em Milagres-CE, a PRF prendeu um homem de 31 anos que estava em posse de um Fiat Strada 2023/24 clonado. Durante a fiscalização, os policiais identificaram adulterações nas numerações do motor e do chassi do veículo, que havia sido roubado no Rio de Janeiro. O condutor alegou que trabalhava em uma cegonha e que utilizava o carro com autorização do proprietário para visitar sua família.
O homem foi encaminhado, junto com o veículo, para a Delegacia Municipal de Milagres, onde foram tomadas as providências cabíveis.