A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco já iniciaram as ações voltadas para o 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Nesta quinta (06), foi realizada reunião Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) que teve como pauta o trabalho infantojuvenil no local.
Representantes da Comissão de Direitos Humanos da PRF, junto com a Procuradora do Trabalho, Jailda Pinto, conversaram com o Diretor Técnico Operacional do Ceasa, Charles Gutiergue, sobre parceria, colocando em foco a erradicação do trabalho realizado por crianças e adolescentes no estabelecimento.
Segundo Charles, o fluxo de pessoas no CEASA é de cerca de 60 mil por dia e, em algumas funções, infelizmente ainda há uso de mão de obra infantojuvenil, como para carregar carrinhos de mão. Ele pontuou ainda que a instituição é completamente contrária a essa forma de trabalho e está buscando cadastrar todos os prestadores de serviço para evitar que a situação permaneça.
Para chamar ainda mais atenção para o tema, a PRF e o MPT irão realizar no próximo dia 19 de junho uma ação educativa visando a orientar comerciantes e visitantes sobre os malefícios do trabalho infantojuvenil, sobretudo, em determinadas funções.