Durante comando de combate ao crime com auxílio de cães farejadores pelo pedágio de Cajati, às 22h15, foi abordado um veículo, com 2 ocupantes. Os PRFs, ao se aproximarem do veículo para solicitar documentos, avistaram em seu interior, pois os encostos dos bancos traseiros estavam rebaixados, várias caixas cobertas com tecido translúcido, de onde emitiam-se sons que pareciam ser de pássaros.
O condutor do veículo afirmou que estava apenas acompanhando o passageiro, dirigindo para ele por ele ser portador de necessidades especiais (uma das pernas amputadas com uso de prótese). Já o passageiro informou que, a pedido de um amigo, a quem devia 15 parcelas de R$1.500,00 referente a uma compra de terreno em Cerro Azul/PR, além de uma “dívida moral”, estava levando pássaros de Colombo/PR para São Paulo/SP, e seriam entregues para indivíduo de alcunha “Magrão” no bairro Tucuruvi, de forma que só pagaria pelo combustível gasto.
Foram contabilizados e apreendidos 205 passariformes, sendo 1 tico-tico rei vermelho, 13 canários da terra, 23 coleirinhas, 31 trica-ferros e 137 pintassilgos de peito negro.
Ocorrência encaminhada a Polícia Civil de Cajati que ficou responsável pela análise de saúde das aves, junto ao órgão responsável, e posterior soltura em local apropriado.
A autoridade policial tipificou no Art. 29 da Lei 9605/98.(Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre). Não houve enquadramento em maus tratos. A princípio todas aves ainda com vida, apesar de algumas se encontrarem em estado debilitado.