No início da manhã desta quarta-feira (12), equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizavam fiscalização na altura do Km 268 da BR-316, em Bela Vista do Maranhão (MA), quando recuperaram um veículo modelo Corolla com indícios de adulteração e registro de roubo.
Durante a fiscalização, os policiais encontraram vários sinais de adulteração nos elementos identificadores do carro, como uso de instrumento abrasivo (lixamento) nas numerações do motor e do chassi e remarcação de novas numerações. Foram observadas, ainda, divergências entre os padrões originais dos números de identificação, sendo necessária uma análise detalhada.
Ao ser aprofundada a fiscalização, mediante consultas nos Sistemas Informatizados da PRF, os policiais constataram que as numerações originais do motor e do chassi pertenciam a outro veículo que, inclusive, possuía ocorrência de roubo registrada em agosto de 2022 na Delegacia de Roubos e Furtos de Recife, capital de Pernambuco.
Perguntado, o motorista, um homem de 44 anos, alegou desconhecer a procedência ilícita do veículo e informou aos policiais que apenas havia pedido o carro emprestado a um conhecido, morador do município de Zé Doca (MA), para uma viagem até São Luís (MA).
Diante das irregularidades, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Santa Inês (MA), pelo crime, a princípio, de receptação.