A Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo (PRF/ES) realizou a Operação Carga Pesada com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito, especialmente aqueles envolvendo veículos de carga, que frequentemente transportam excesso de peso ou dimensões irregulares, resultando em acidentes graves.
A operação ocorreu entre a tarde de 3 de setembro e a madrugada de 4 de setembro, em dois pontos distintos do estado (norte e sul), com foco na fiscalização de peso e dimensões dos veículos, visando aumentar a segurança viária.
A legislação brasileira estabelece limites de peso com base no tamanho e nas características de cada tipo de veículo de carga, mas esses limites nem sempre são respeitados. Além de ser uma infração que resulta em multa e retenção do veículo, o excesso de peso é uma das principais causas da deterioração das rodovias, provocando buracos, rachaduras e desníveis no asfalto. Ele também pode causar problemas mecânicos nos veículos, lentidão no trânsito e comprometer a estabilidade e a capacidade de frenagem, sendo responsável por muitos acidentes graves.
Durante a operação, foram fiscalizadas 37 pessoas e 42 veículos, resultando em 50 autuações e no recolhimento de 9 veículos. Também foram realizados 20 testes de alcoolemia. Além disso, a operação registrou dois boletins de ocorrência por crimes contra a vida e o patrimônio, um por mercadoria sem nota fiscal e na detenção de duas pessoas.