A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, na quinta (25) e sexta-feira (26), do Segurança Integrada com os Municípios (SIM), no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A ação faz parte do Juntos Pela Segurança do Governo de Pernambuco, e é a união de esforços de instituições federais, estaduais e municipais para o enfrentamento da violência e criminalidade.
Nesse projeto, que busca ampliar a cooperação entre as instituições, a PRF levou a temática segurança viária e cidadania a cerca de 130 alunos da Escola Prefeito Eronides Francisco Soares, em Pontezinha. Além de apresentar o trabalho da instituição dentro e fora das rodovias federais de todo o Brasil, os policiais incentivaram os jovens a persistirem em seus sonhos, aproveitando as oportunidades e afastando-se do mundo do crime.
Os estudantes aprenderam ainda sobre os perigos de certas condutas irresponsáveis no trânsito. Não faltaram voluntários para participar das dinâmicas, entre elas sobre a importância do uso do cinto de segurança e dos perigos do manuseio do celular ao volante.
A empolgação foi ainda maior com a apresentação dos cães farejadores Rubi e Regis, do Grupo de Operações com Cães da PRF. A plateia ficou bem atenta e na expectativa se os cães eram capazes de encontrar os objetos escondidos, uma espécie de simulação do que acontece no serviço operacional, como na busca de drogas em veículos.
OPERAÇÃO – Nos dois dias do Segurança Integrada com os Municípios (SIM), a PRF, por meio do Comando de Operações Especializadas, participou de forma conjunta com a Polícia Militar e a Guarda Municipal de ações operacionais, cujo objetivo é prevenir e combater a prática de crimes na região. Na quinta (25), uma moto adulterada foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil da região.