Na manhã de domingo (14), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motociclista flagrado dirigindo embriagado e realizando manobras perigosas. A ação aconteceu no km 23 da BR 116, município de Aquiraz (CE), e contou com o apoio de uma equipe da Polícia Penal, que presenciou a condução perigosa do condutor e realizou a primeira abordagem.
O homem foi flagrado conduzindo a motocicleta em zigue-zague e transportando uma passageira sentada sobre o tanque de combustível. Durante a abordagem, a equipe constatou que o condutor apresentava sintomas de ingestão de álcool, o que foi confirmado por meio do teste de alcoolemia, realizado com o etilômetro, que teve o resultado de 1,06 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelo pulmão.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece o limite de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelo pulmão para a configuração do crime de embriaguez ao volante, que prevê pena de até 3 anos de detenção para o infrator, além da suspensão do direito de dirigir.
Diante dos fatos, o condutor foi preso em flagrante e apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Aquiraz (CE), para os procedimentos cabíveis. A motocicleta foi apreendida por outras infrações administrativas.
BALANÇO SEMESTRAL DE ALCOOLEMIA: A combate à combinação de álcool e direção é uma preocupação constante da PRF, que mantém um calendário de comandos específicos para esse tipo de fiscalização, além das ações cotidianas das suas equipes operacionais e eventos de educação para o trânsito.
Durante os primeiros seis meses do ano, a PRF no Ceará, realizou 43.463 testes de etilômetro, tendo autuado 48 condutores pela constatação de ingestão de álcool e outros 223 pela recusa em realizar o teste de alcoolemia.
Ao todo, no primeiro semestre de 2024, 32 condutores foram presos pelo crime de embriaguez ao volante.
No que diz respeito à acidentalidade, a ingestão de álcool por parte do condutor foi apontada como causa principal de 43 acidentes ocorridos nas rodovias federais do estado, destes, 16 foram considerados graves e deixaram, ao todo, 34 feridos e 4 mortos. Essa é a sexta causa dos acidentes registrados pela PRF no Ceará.