Durante o fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu 5 homens pela condução de veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, em municípios tocantinenses.
No total foram registradas 5 ocorrências de embriaguez ao volante, sendo 3 delas na BR-153, nos municípios de Araguaína, Wanderlândia e Barrolândia. E as outras duas aconteceram na BR-010, em Palmas.
Entre os delitos que ocorreram na BR-153, apenas em Araguaína (28) foi constatado o crime através do teste do etilômetro (conhecido popularmente como “bafômetro”), contabilizando o teor de 1.25 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, sendo considerado, conforme a Portaria n.º 369/2021/INMETRO, o valor de 1.15 mg/L. Em Wanderlândia (29) e Barrolândia (30), os outros dois condutores presos recusaram os testes e os policiais lavraram o Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora (TCS).
Em Palmas (29), uma outra ocorrência resultou na constatação de sinais de embriaguez, sendo lavrado o TCS ao motorista. O condutor, envolvido em um acidente de trânsito, apesar da recusa ao teste do “bafômetro”, informou que havia ingerido bebida alcoólica. Ainda na capital tocantinense, na BR-010 (30), o piloto de uma motocicleta foi preso em flagrante constatando o teor de 1.03 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, sendo considerado, conforme a Portaria n.º 369/2021/INMETRO, o valor de 0.94 mg/L.
Diante das informações obtidas, foram constatados, a princípio, os crimes de embriaguez ao volante. Todos os envolvidos foram conduzidos para as Delegacias de Polícia Civil dos municípios para as devidas providências legais.