Com o objetivo de reforçar a ação nas ocorrências que envolvam desaparecimento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou do lançamento do protocolo Sinal de Busca Imediata de Desaparecidos. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) e envolve 30 órgãos do governo local e federal.
O protocolo regulamenta a divulgação, para todos os órgão envolvidos, de dados e fotos da pessoa desaparecida assim que a ocorrência policial é registrada. A agilidade na notificação potencializa a possibilidade de localização, sobretudo nas primeiras 24 horas.
Sinal – Desaparecidos
Em 2022, atenta aos casos de desaparecimento em todo o Brasil, a PRF também lançou o sistema SINAL DESAPARECIDOS para ajudar uma família a encontrar mais rapidamente um ente querido.
Sabendo que as primeiras horas após o desaparecimento são fundamentais no processo de localização, após o registro todos os Policiais Rodoviários Federais de plantão, em um raio de 500 km do ocorrido, recebem a notificação da ocorrência.