A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu, em parceria com a prefeitura de Rio Real (BA), a primeira Semana Municipal de Segurança no Trânsito da cidade entre os dias 15 e 19 de abril. Durante os 5 dias de atividades mais de 2000 pessoas foram sensibilizadas. Durante a semana, equipes compostas por policiais do Grupo de Educação para o Trânsito da Bahia (GETRAN/BA) estiveram presentes no município, desenvolvendo ações educativas em diversos cenários, como praças públicas , escolas e empresas.
O engajamento da população, abrangendo diferentes faixas etárias, resultou em um ambiente propício para a troca de conhecimento e esclarecimento de dúvidas sobre temas relacionados ao trânsito. As palestras, realizadas de forma dinâmica, contaram com a participação ativa da comunidade, evidenciando o interesse pelos temas relacionados ao trânsito. Além da PRF, as atividades tiveram a participação de forma integrada de outros órgãos públicos, incluindo a Polícia Militar, SAMU, Prefeitura Municipal, entre outros
Na manhã de hoje (19), ocorreu o encerramento do projeto na Câmara Municipal da cidade. Na oportunidade, diversas autoridades estiveram presentes e reforçaram a importância das ações, assim como os resultados alcançados foram demonstrados. Janaina Sousa, Chefe Substituta do Setor de Educação para o Trânsito da PRF, reforçou a importância das ações em conjunto na construção desse trânsito mais seguro e, principalmente, da participação da sociedade civil para o alcance dos resultados. Ao final, foi apresentado um vídeo com as atividades educativas desenvolvidas.
O que é o projeto Trânsito Compartilhado?
O Trânsito Compartilhado, projeto de autoria da PRF, é fomentado por políticas públicas integradas com demais instituições municipais, que por meio de ações educativas, buscam a formação de cidadãos capazes de refletir sobre o contexto em que vivem para atuarem como agentes transformadores na construção de um trânsito mais seguro.
A PRF, desta forma, consolida-se como uma importante protagonista no estudo e prevenção de sinistros, alinhada com os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.
Considerando a significativa parcela da população que perde a vida no trânsito, o custo e a violência agregados a estes eventos, torna-se imprescindível a atuação da PRF em conjunto com demais órgãos vinculados ao Sistema Nacional de Trânsito.
Assim, mais do que melhorar estatísticas, as atividades pelo trânsito seguro implicam em salvar vidas. Para alcançar este objetivo, o projeto Trânsito Compartilhado é de extrema importância, uma vez que atua, juntamente com o poder legislativo municipal, na implementação das Semanas Municipais de Trânsito, vinculando a comunidade local na responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro.
Como surgiu a Semana Municipal de Trânsito em Rio Real?
Em dezembro de 2023, a PRF esteve presente na cidade participando do projeto Trânsito Compartilhado. No ano passado, durante a cerimônia de encerramento das atividades foi aprovada a criação da Semana Municipal de Segurança no Trânsito de Rio Real, conforme estabelecido pela Lei Complementar nº 696 de 20 de dezembro de 2023.
Ao dedicar uma semana inteira para a segurança no trânsito, a comunidade pode focar em educar, informar e alertar sobre os perigos das infrações de trânsito e a importância do respeito às leis e aos demais usuários das vias.
Além disso, existe a oportunidade de mobilizar diversos setores da sociedade, como escolas, empresas, órgãos públicos e a população em geral, para trabalhar em conjunto na construção de um trânsito mais seguro e humano. Isso não apenas contribui para a redução de acidentes e mortes no trânsito, mas também para a promoção de uma cultura de respeito e responsabilidade no tráfego urbano e de salvar vidas.