A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu uma ação educativa nesta terça-feira (30), na Unidade Operacional de Santa Maria/DF, na BR 040. Policiais intensificaram a fiscalização por ocasião do Maio Amarelo, movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A ação contou com o apoio do Sest Senat e da Concessionária Via 040, que administra a BR-040.
Motoristas abordados durante o dia foram convidados a conhecer o Cinema Rodoviário, ação em que os motoristas são convidados a assistir palestras e vídeos educativos sobre as condutas seguras no trânsito.
O objetivo das palestras é conscientizar condutores e passageiros para um trânsito mais seguro. Ainda foram repassadas orientações diversas sobre manutenção de veículos, uso do cinto de segurança por ocupantes de todos os bancos dianteiros e traseiros, além de assentos adequados ao público infantil.
Cuidado com a saúde – Em parceria com o SEST SENAT, a PRF ofereceu serviços de saúde como aferição da pressão arterial e glicemia para os condutores e passageiros.
A PRF resolveu antecipar o lançamento do Maio Amarelo para o dia 30 de abril por causa do feriado do Dia do Trabalho, para que a operação já coincida com as ações de educação para o trânsito.
Maio Amarelo – O movimento Maio Amarelo surgiu em 2011, a partir da instituição, pela ONU, da década de ação para a segurança no trânsito. Desde então, o mês de maio tornou-se referência para a intensificação de ações em diversos países, visando a redução da violência no trânsito. A cor amarela foi escolhida por representar o sinal de “atenção” nos semáforos em todo o mundo.
O Maio Amarelo tornou-se um movimento global de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo é a realização, durante todo o mês de maio, de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta as questões relacionadas à segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, ampliando a conscientização para a segurança no trânsito nas mais diferentes esferas.