A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco encerrou, na última sexta (04), a aplicação do Teste de Aptidão Física- TAF 2024.Servidores das seis delegacias PRF participaram da atividade que não só mensura a aptidão física dos participantes, mas incentiva principalmente a adoção de hábitos saudáveis no cotidiano dos policiais.
A equipe do Núcleo de Saúde Integral do Servidor (Nusint) apressou o passo, contou com colaboradores em todas as delegacias, e levou o TAF para os servidores lotados da capital ao Sertão do estado. Os testes começaram a ser aplicados no início de setembro na cidade de Petrolina. Passando posteriormente pelas cidades de Salgueiro, Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns e Recife, onde foram realizadas as últimas baterias.
Com o TAF foi possível acompanhar os níveis das capacidades aeróbia, força muscular, resistência muscular, potência e flexibilidade dos servidores, qualidades físicas diretamente associadas à saúde e fundamentais para o exercício da atividade PRF. Os exercícios aplicados foram flexão na barra fixa; flexão abdominal; flexão de braço; flexibilidade (Banco de Wells); agilidade (Shuttle Run); e corrida de 12 minutos; com todas as regras bem definidas em edital específico.
Chefe do Nusint-PE, PRF Isabella Ferreira, fez questão de mostrar aos participantes que o TAF vai muito além da mensuração da aptidão física. “Buscamos incentivar a promoção da saúde e a prevenção de doenças com estímulo para a prática de atividades físicas e objetivando a melhora na qualidade de vida dos servidores dentro e fora do ambiente de trabalho”, disse a policial.
A PRF Fábia, que também faz parte do Nusint, realizou o teste durante a passagem da equipe pela cidade de Recife e destacou outro benefício do TAF. “O que a gente precisa lembrar sempre é de quanto mais movimentarmos o corpo, melhor será para a mente. Portanto é também uma questão de saúde mental”, explicou Fábia, que é graduada em Psicologia.