Na quinta-feira, 10 de outubro de 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou em Belém/PA, uma solenidade especial para a entrega de medalhas de mérito aos servidores que se destacaram na operação que culminou na recaptura de dois prisioneiros que estavam foragidos há 50 dias. O evento, presidido pelo Superintendente da PRF no Pará, Haroldo Teixeira, prestou uma justa homenagem aos 14 policiais envolvidos diretamente na ação.s
A solenidade foi marcada pelo reconhecimento público à coragem, dedicação e competência dos agentes da PRF do Pará, que, em uma operação conjunta, conseguiram prender os fugitivos na cidade de Marabá/PA. “Este é um momento de grande importância para todos nós, pois celebramos o êxito de um trabalho que envolveu sacrifício e esforço incondicional para garantir a segurança pública”, destacou o Superintendente durante o seu discurso.
O Diretor-Geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, e o Diretor de Operações da PRF, Marcus Vinícius Silva De Almeida, também estiveram presentes, reforçando a importância da ação para a instituição e para a segurança no estado. Antônio Fernando ressaltou a eficiência e a perseverança dos servidores, afirmando que “ações como essa mostram a força e a capacidade de nossos agentes, que não medem esforços para cumprir suas missões”.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento, estavam o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Juliano Souza Ribeiro; o Presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Pará e Amapá, Waldemir Cei de Souza; e o Gerente Regional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Fábio Simão Luiz Oliveira, que enalteceram o papel crucial da PRF na operação.
A entrega das medalhas simboliza o reconhecimento institucional do empenho demonstrado pelos policiais em um dos casos de maior repercussão no País. A recaptura dos prisioneiros, que fugiram de Mossoró e conseguiram escapar por mais de um mês, foi descrita como um verdadeiro exemplo de integração das forças de segurança pública.