A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 30 comprimidos de anfetaminas durante fiscalização de veículos de carga na rodovia Presidente Dutra (BR-116), na Serra das Araras, em Piraí, interior do Rio. As fiscalizações se estenderam da noite de quinta (13) até a manhã de sexta (14).
Na noite de quinta (13), as equipes identificaram um veículo de carga após receber denúncia pelo canal 191 da PRF sobre manobras arriscadas efetuadas por um caminhoneiro. Durante a fiscalização, foi constatado através do disco do tacógrafo que o motorista de 28 anos não havia cumprido as paradas obrigatórias para descanso.
O condutor disse aos policiais que a substância era para mantê-lo acordado por muitas horas. A cartela com oito comprimidos do entorpecente foi apreendida e, depois, lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 28 da Lei 11.343/06.
Além disso, o caminhoneiro foi autuado com base na “Lei do Descanso”, sendo obrigado a ficar parado no posto PRF de Caiçara, antes de descer a Serra das Araras. Na caçamba da carreta eram transportadas 36 toneladas de areia procedentes de Descalvado/SP como destino a Campo Grande, no Rio de Janeiro.
O segundo caso aconteceu na manhã desta sexta (14) na subida da Serra das Araras, sentido São Paulo. O motorista foi flagrado com a placa traseira dobrada para não ser identificado. As equipes conseguiram efetuar a abordagem depois de alguns quilômetros, em Barra Mansa.
Durante a fiscalização, foi verificado que o condutor de 32 anos transportava carga de tomates do Espírito Santo/ES para o Rio Grande do Sul/RS. Ao realizar uma inspeção na cabine do veículo, foram encontradas duas cartelas de “rebite” com 22 unidades do medicamento proibido composto por anfetamina. Foi lavrado um TCO, além da autuação por estar com a placa sem legibilidade.