A Polícia Rodoviária Federal realizou, nos três primeiros dias de julho, comando voltado para a fiscalização de rochas ornamentais e flagrou diversos caminhões com irregularidades na BR-101.
Na tarde desta segunda-feira (1º), no km 442.0 da BR-101, em Mimoso do Sul/ES, os agentes abordaram um caminhão M.Benz/L 1513, cor azul. O veículo transportava 79 chapas de granito e 185 pisos de granito, de acordo com a na Nota Fiscal. Durante a fiscalização, foi constatado que o veículo estava em desacordo com a Resolução nº 935/2022 do Contran, que estabelece os requisitos legais para o transporte de rochas ornamentais. Especificamente, o caminhão utilizava uma travessa de madeira em vez da travessa metálica exigida, e esta não estava fixada ao chassi do veículo, o que é obrigatório para carrocerias de madeira. Além disso, a carga apresentava um excesso de peso de quase 5.000kg.
A segunda ocorrência aconteceu na manhã desta terça-feira (02), no km 304.0 da BR-101, em Viana/ES, o veículo M.Benz/Atego 3030 Ce, cor branca. Durante a inspeção, foram encontradas diversas infrações administrativas, além de ser lavrado um Boletim de Ocorrência por crime ambiental.
Na noite desta quarta-feira (03), durante uma operação de fiscalização no km 320 da BR-101, no município de Guarapari, foram fiscalizadas um total de 22 carretas. Durante a ação, foram lavrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO): um por excesso de peso e outro por condução com CNH suspensa. Além disso, foi registrado um Boletim de Ocorrência Policial (BOP) devido à falta de documentação fiscal da mercadoria. Somente no comando dessa noite, foram aplicadas 18 multas.
Todos os veículos que apresentavam irregularidades insanáveis no local foram retidos para o pátio credenciado, e somente poderão ser liberados mediante adequações exigidas na norma que regula o transporte de carga indivisível.