Na tarde desta segunda-feira (01), por volta das 16 horas e 50 minutos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhão com sua placa de identificação ocultada por meio de fezes de gado em Figueirópolis/TO.
Em procedimento de ronda na BR-153 no km 722, a equipe PRF deu ordem de parada a um veículo de carga que estava com sua placa veicular suja de fezes de gado. A sujeira seria uma forma de impossibilitar a identificação do caminhão nas fiscalizações, principalmente naquelas realizadas com radar para monitoramento do excesso de velocidade (que é uma da principais causas de acidentes fatais nas rodovias).
Durante a abordagem, o condutor foi autuado por conduzir veículo com a placa sem legibilidade. Para seguir viagem, o motorista precisou regularizar a situação, limpando a placa e possibilitando, dessa forma, sua plena identificação.
A princípio, caso trafegue com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade – seja por objetos, lama, plásticos ou outro produto -, o motorista estará cometendo infração gravíssima.
De acordo com o artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), quem for pego nessa situação perde sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso gera multa de R$ 293,47.