A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, nesta quinta-feira (07), em Osório/RS, a XI Operação Temática de Fiscalização de Transportes de Passageiros (OTEPAS). Durante os 11 dias de operação, a PRF intensificou a fiscalização de veículos como vans, táxis, ônibus, veículos de transporte escolar e transporte individual por aplicativo, com o objetivo principal de promover mais segurança para os passageiros nas rodovias.
As equipes flagraram diversas irregularidades relacionadas ao transporte de passageiros, incluindo a falta de curso especializado para motoristas, ausência de autorização e vistoria pelos órgãos competentes, equipamentos obrigatórios ineficientes ou ausentes, e exercício irregular da profissão, entre outros problemas.
No decorrer dos 11 dias de atividades a PRF emitiu 576 notificações referentes a infrações diversas. Foram fiscalizados um total de 567 veículos e 1320 pessoas participaram de algum procedimento de fiscalização em ações da PRF na OTEPAS. Mais de 422 testes do etilômetro foram aplicados. Além disso, foram registrados ainda 36 procedimentos criminais
Diante desse cenário, a realização da OTEPAS no Rio Grande do Sul tornou-se necessária para fortalecer a fiscalização e conscientizar os motoristas e operadores sobre a importância de seguir as normas de segurança no trânsito. Dessa forma, a PRF segue aprimorando e profissionalizando a fiscalização para assegurar um transporte de passageiros mais seguro e em conformidade com as normas de trânsito.