A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco recebeu, na manhã desta quinta (02), coordenadores de operações de segurança viária para a 2ª edição da Operação de Nivelamento de Coordenação – OTECORD. O evento de abertura aconteceu no auditório do DNIT, ao lado da Superintendência do órgão, localizada na Zona Sul do Recife.
Durante a OTECORD, os coordenadores, vindos de diversas regionais, participarão de atividades teóricas e práticas que têm como objetivo o nivelamento técnico e protocolar dos participantes. Além disso, o encontro busca ainda alinhar as operações com os preceitos da PRF, tornando as ações mais eficazes na redução da violência no trânsito.
Promover a intensificação da fiscalização e do policiamento ostensivo também estão na programação da OTECORD. Para pôr em prática os conhecimentos repassados, serão planejadas, coordenadas e realizadas operações em alguns dos pontos críticos das rodovias que cortam a Região Metropolitana do Recife.
O nivelamento busca ainda reforçar a importância da educação para o trânsito, colocando em foco condutas que contribuem para a ocorrência de sinistros graves e mortes, como o excesso de velocidade, as ultrapassagens forçadas e a alcoolemia ao volante. Cada vez mais presentes nas estatísticas da violência no trânsito, os motociclistas também estarão no foco desta edição da OTECORD.
A Operação de Nivelamento de Coordenação é uma iniciativa da Diretoria de Operações, por meio da Coordenação Geral de Segurança Viária (CGSV), cujo coordenador, PRF Jeferson Almeida, marcou presença na abertura do evento. Além dele, estivem presentes o Superintende da PRF/PE, Alexandre Rodrigues, a Coordenadora de Policiamento e Fiscalização da OTECORD, Neila Cardoso; e o Chefe de Operações da PRF/PE, Washington Barros.
O Coordenador da CGSV, Jeferson Almeida, aproveitou seu momento de fala para agradecer. “Eu preciso demonstrar o quanto estou grato aos profissionais que viabilizaram esta operação e feliz por essa oportunidade de unir gerações, para promover um nivelamento com a participação de colegas que são referências para mim na área de policiamento e fiscalização”, declarou Jeferson, destacando ainda os benefícios da iniciativa para toda a sociedade e para a imagem institucional.
O Superintendente da PRF/PE, Alexandre Rodrigues, apresentou algumas peculiaridades das BRs que cortam Pernambuco e justificou a realização da OTECORD no estado. “Essa operação e nossa regional tem tudo a ver porque a realidade do nosso trânsito faz com que, naturalmente e estrategicamente, ações de segurança viária sejam prioridades”, disse. “Nossos objetivos convergem para uma mesma causa que é salvar vidas”, concluiu.