Uma ação coordenada da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou no desmantelamento de um esquema de golpe em compra de celulares em plataforma de vendas na região do Distrito Federal e Goiás, com destaque para a colaboração fundamental de um motorista de aplicativo.
Tudo começou quando o motorista foi contratado para transportar um iPhone 13 de Planaltina/DF para Águas Lindas de Goiás/GO. O motorista buscou o telefone com uma mulher e iria levá-lo a Águas Lindas. No trajeto, recebeu uma mensagem do contratante informando que, caso chegasse uma mensagem pedindo para retornar com o celular, que ele ignorasse. Ao suspeitar da transação, o motorista decidiu parar na unidade operacional da PRF em Ceilândia e relatou o ocorrido.
A PRF prontamente iniciou diligências e descobriu que a vendedora do celular havia sido vítima de um golpe, registrando o incidente em uma delegacia. Com a colaboração do motorista, os policiais orientaram a continuação da entrega do celular, enquanto acompanhavam discretamente. Neste ato, foi imprescindível a atuação da Agência Regional de inteligência do 17 CRPM, que usou viatura dissimulada para apoiar a abordagem.
Ao chegar em Águas Lindas de Goiás, os policiais identificaram o receptador como um adolescente de 15 anos. O adolescente recebia os celulares adquiridos via golpe e os encaminhava via Correios em troca de uma pequena quantia. Todo o esquema era coordenado por um indivíduo em São Paulo.
A PRF apreendeu o menor e o encaminhou ao Ciops de Águas Lindas de Goiás para registro do boletim de ocorrência, demonstrando mais uma vez seu compromisso com o combate à criminalidade e a proteção da população. O celular foi restituído à proprietária. Este caso ressalta a importância da colaboração cidadã e a eficácia do trabalho conjunto entre a sociedade e as forças de segurança.