Na manhã desta quinta-feira (7), por volta das 11 horas e 10 minutos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 58 m³ de madeira transportados acompanhados de documentação ambiental falsificada, no município de Palmas/TO.
A equipe PRF realizava fiscalização no km 461 da BR-010, quando deu ordem de parada a dois caminhões de modelo M.Benz/Atego 2429ce e Volvo/Vm 360 8×2 R. Ao avistar os agentes, cada veículo seguiu um rumo distinto, permitindo que a PRF abordasse apenas um dos veículos. Com apoio da Polícia Federal, foi possível localizar o outro caminhão para realizar a abordagem. A Polícia Militar do Tocantins também prestou ajuda para o desdobramento da ocorrência.
Durante verificações, foi identificado que as Guias Florestal apresentadas não constavam no banco de dados digital oficial do IBAMA e do órgão ambiental do Pará. Devido à inconsistência, as documentações foram consideradas inautênticas. Como resultado da ação, foram apreendidas cargas de 27 m³ e 31 m³, totalizando o transporte ilegal de 58 m³ de madeira nativa.
Diante das informações expostas, foram constatados, a princípio, os crimes de falsificação de documento público e transporte de madeira sem licença válida. Os condutores e as cargas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal do município para dar prosseguimento aos procedimentos cabíveis.