Na noite da última sexta-feira (20), um condutor de um caminhão foi detido por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) por crime ambiental, após ser flagrado transportando ilegalmente madeira nativa serrada, no km 320 da BR-010, em Açailândia (MA). Durante a abordagem a um caminhão, foi constatado que a carga consistia em madeira nativa serrada divergente da descrita na documentação apresentada pelo motorista. O caminhão transportava 21,56m³ madeira ilegal.
Durante a abordagem, o condutor chegou a apresentar a documentação fiscal e a Guia Florestal. No entanto, foram constatadas divergências entre a documentação apresentada e o produto florestal transportado. Ao serem abertas as portas traseiras do caminhão, até foram encontradas peças das espécies presentes na documentação apresentada. No entanto, ao adentrar no caminhão e examinar detalhadamente as madeiras ao longo do compartimento de carga, as equipes observaram uma grande quantidade de madeiras divergentes das que constavam na documentação.
A equipe policial lavrou o respectivo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor da empresa responsável pela carga e do motorista, que se comprometeu a comparecer em juízo quando demandado. Além disso, o caminhão com a carga de madeira ilegal foi apreendido e encaminhado à Unidade Operacional da PRF em Imperatriz, ficando à disposição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA-MA) para providências legais cabíveis.