Na madrugada desta segunda-feira (08), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 90 metros cúbicos de madeira transportada ilegalmente durante uma fiscalização no quilômetro 323 da BR-155 em Marabá/PA.
Por volta das 03h30, os policiais abordaram duas carretas que transportavam, cada uma, 45 metros cúbicos de madeira das espécies Maçaranduba e Jarana. Ao verificar as Guias Florestais (GF) apresentadas pelos motoristas, constatou-se que eram falsificadas. Estes documentos são fundamentais para o controle e monitoramento do transporte de produtos florestais.
Com a confirmação da ilegalidade, os veículos e as cargas foram apreendidos e levados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (SEMMA). Os condutores assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando convocados, respondendo em tese, por crime ambiental.
A ação reforça o empenho da PRF no combate aos crimes ambientais, reiterando seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a garantia de um futuro sustentável para as atuais e futuras gerações.