Na tarde desta quinta-feira (17), por volta das 15 horas e 30 minutos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 32 toneladas de sucata de cobre transportadas ilegalmente, no município de Guaraí/TO.
Em procedimento de fiscalização no km 332 da BR 153, a equipe da PRF deu ordem de parada a uma combinação veicular, com rota de origem na cidade de Ananindeua/PA e destino em Guarulhos/SP.
Ao inspecionar a mercadoria transportada, o condutor apresentou uma documentação fiscal que descrevia a carga como 32.230 kg de sucata de cobre. Os policiais constataram uma discrepância nos valores declarados, onde o valor unitário do quilo da sucata de cobre descrito na Nota Fiscal (NF) era de R$2,00, significativamente inferior ao valor de mercado, que pode ultrapassar R$15,00 por quilo.
Diante das informações expostas, foram constatadas, a princípio, as ocorrências de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal e descaminho. A carga foi encaminhada à Secretaria de Fazenda do Estado do Tocantins (SEFAZ-TO) para demais providências.